O marketing de geolocalização, que no início pode ser interpretado como uma tendência, já tem se tornando parte integrante do cenário digital atual das empresas.
Ao aproveitar os dados de localização, as marcas podem criar campanhas direcionadas que são adaptadas aos usuários em áreas específicas, além de impulsionar o envolvimento do cliente.
Além de possibilitar campanhas altamente segmentadas, a estratégia também auxilia na coleta de informações relevantes sobre os consumidores, como características pessoais e hábitos de consumo.
Com isso, é possível construir personas mais assertivas e, a partir delas, desenvolver conteúdos mais personalizados.
Entender o conceito e conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis é o primeiro passo para criar ações com a inteligência de geolocalização.
O que é marketing de geolocalização?
O marketing de geolocalização, também conhecido como geomarketing, é um método que usa a localização do público para otimizar e implementar campanhas de divulgação da marca.
A estratégia tem como objetivo alcançar o consumidor certo, no local e no momento ideal. Para isso, utiliza tecnologias relacionadas à inteligência sobre localização para obter dados relevantes.
O conceito de geolocalização em si não é algo novo. A princípio, essa ferramenta foi amplamente aplicada durante a Guerra Fria, auxiliando os países a monitorar a movimentação das tropas.
Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, sua aplicação foi estendida para outras áreas, incluindo o marketing. A chegada das ações digitais fortaleceu seu uso no setor.
Como funciona o geomarketing?
Na prática, o marketing de geolocalização baseia-se em dados de localização para chegar ao público-alvo. Por isso, a metodologia funciona com o auxílio de soluções tecnológicas, como o GPS, por exemplo.
Com o crescimento digital, a técnica ganhou mais destaque, especialmente pela ampliação do serviço de geolocalização nos celulares.
Basta olhar para os dados da Statista para entender o potencial de alcance da estratégia: a nível mundial, 2,5 bilhões de pessoas têm um smartphone com GPS conectado à internet – quase um terço da população.
Além disso, o marketing por localização faz uso de ferramentas de inteligência artificial e Big Data, que permitem coletar informações sobre a localização dos usuários.
Com esses dados, a empresa consegue saber onde o seu público está e quais são os comportamentos de consumo dessas pessoas.
Como trabalhar com marketing de geolocalização nas empresas?
Os critérios para uma campanha de marketing baseada em geolocalização são amplos, assim como as ferramentas que auxiliam na implementação das estratégias.
– Check-in: é uma função de marcação da localização existente em redes sociais, que possibilita ao usuário divulgar onde ele está em um determinado momento.
Uma estratégia comum para incentivar o uso dessa ferramenta são as ofertas de acesso gratuito ao Wi-Fi do estabelecimento: para acessar, o cliente deve fazer um check-in no Facebook.
Essa é uma ação espontânea de marketing de geolocalização, que permite à marca alcançar mais pessoas no círculo social do consumidor.
– Geotargeting: é uma técnica que consiste na segmentação de públicos de acordo com seus dados de localização, utilizada pelas principais plataformas de mídia paga. Google Ads e Facebook Ads são exemplos de ferramentas que usam esse método.
Nestes sistemas, ao configurar um anúncio, a marca pode escolher o público a partir de diversos critérios geográficos, como endereço de trabalho ou locais visitados recentemente, por exemplo.
Com o recurso de geotargeting, as empresas conseguem alcançar públicos específicos ou personalizar conteúdos conforme a localização do usuário.
Geofencing: trabalha com informações mais detalhadas de localização, utilizando coordenadas precisas para executar ações programadas.
É possível usar esses dados para disparar notificações assim que o consumidor entra em uma área delimitada próxima ao estabelecimento. É o que acontece quando o Google indica as condições de trânsito de um local, por exemplo.
Os anúncios de mídia paga também podem ser configurados a partir dessa estratégia, aparecendo para os usuários que estão dentro da área indicada pela empresa.
– Geotagging: é uma ferramenta utilizada nas redes sociais, mas a marcação não é feita a partir de um check-in e sim diretamente nas publicações.
Esse tipo de recurso é muito comum no stories do Instagram e no feed do aplicativo, em que os usuários podem adicionar uma tag com a localização no post.
Além de marcar uma cidade ou país, por exemplo, a pessoa também pode selecionar o nome do estabelecimento – desde que a marca tenha essa localização registrada.
Ao clicar na tag, outros usuários são direcionados para um mapa da região e podem verificar o endereço da empresa.
– Beacons: é um equipamento que permite enviar notificações para dispositivos próximos ao local em que está instalado.
Para isso, os beacons utilizam a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) para enviar sinais únicos a aparelhos como smartphones e tablets. Se a pessoa estiver com o bluetooth ligado e passar por um beacon, ela receberá notificações configuradas pela marca.
É possível utilizar o equipamento para diversas ações de marketing, como fornecer dados complementares sobre um determinado produto, enviar ações promocionais do estabelecimento ou até oferecer um cupom exclusivo.
Criar campanhas de marketing por geolocalização é uma maneira de trabalhar o SEO local, de conhecer melhor o público-alvo da empresa e de conseguir direcionar as ações de comunicação com maior assertividade.
Diante dessas possibilidades, a técnica de marketing por localização pode ser uma ferramenta para complementar as campanhas da marca, capaz de proporcionar benefícios para empresas de diversos segmentos.