Relatório TikTok 2024 – dados sobre os hábitos dos usuários da rede social no Brasil

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das  plataformas de mídia social mais influentes e culturalmente  relevantes do mundo. Desde seu lançamento em setembro de 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o aplicativo tem  experimentado um crescimento meteórico, conquistando  milhões de usuários em todo o globo.

No contexto atual, onde a geração digital sempre busca novas formas de entretenimento e expressão criativa, o  TikTok se destaca como uma plataforma inovadora que  permite aos usuários compartilharem vídeos curtos. Sua  interface intuitiva e algoritmos de recomendação  inteligentes contribuíram para sua popularidade explosiva,  especialmente entre pessoas mais jovens. Vale ressaltar,  porém, que o TikTok é maior que qualquer barreira  geracional.

A rede não para de crescer, atrair novos membros e, claro,  atrair atenção das marcas.

O relatório de pesquisa da Opinion Box, trás os hábitos dos usuários de TikTok no Brasil, além de fornecer uma análise do uso do  TikTok no país.

O USO DO TIKTOK NO DIA A DIA

Ao pesquisar a forma como as pessoas usam uma rede social, começamos por pontos cruciais como a frequência de uso e os horários em que as pessoas acessam aquela rede. Sobre o TikTok, notamos que o  perfil mais comum é de heavy users, já que 8 em cada 10  usuários abre o app pelo menos uma vez por dia.

Um dado interessante sobre a rede, que comprova como  ela anda em alta, diz respeito a quando as pessoas se  tornaram usuárias. No caso do Tiktok, que é uma rede muito mais jovem que o Instagram e o Facebook, por exemplo, notamos que muita gente ainda está  chegando agora: cerca de 40% entraram para o TikTok  no último ano.

E boa parte desses usuários deve intensificar sua relação com a rede no próximo ano, já que 1 em cada 3 estima  que vai passar mais tempo no TikTok.

Dica para marcas: a noite é uma criança no TikTok!

A maior parte dos usuários costuma ficar online entre 18h e 00h. Entender o horário em que as pessoas preferem acessar as redes sociais é uma questão importante para as marcas e, especialmente, os  profissionais de Social Media. Afinal, fazer publicações em horários estratégicos pode aumentar a visibilidade das marcas na plataforma.

O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ESTES DADOS?

Separamos alguns insights que podem inspirar você e ajudar na tomada de algumas decisões importantes quando utilizar a rede.

  • Avalie se sua marca deve ou não estar presente no TikTok, já que 46% seguem marcas e empresas na rede.
  • Vai criar conteúdo no TikTok? Então lembre-se que 56% dos usuários usam mais o aplicativo durante a noite.
  • Se quiser apostar na carreira de influencer ou contratar um influenciador do TikTok para divulgar a sua marca, tenha em mente que 62% seguem influenciadores no TikTok e 38% já compraram algo indicado por pessoas na rede.
  • Estratégias de mídia paga devem ser certeiras e bem pensadas para o TikTok, já que são 38% os que clicam nos anúncios, ainda que às vezes.

E é claro que os insights não param por aqui! Em breve teremos mais artigos e dados sobre a rede. Aproveite o potencial do TikTok!

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