Um objetivo de campanha é a meta principal que uma marca deseja alcançar com sua campanha publicitária, e cada plataforma possui objetivos específicos que podem ser relacionados com o contexto de negócio de um anunciante.
Por exemplo, uma marca pode lançar uma campanha de mídia para divulgar o lançamento de um novo produto, reafirmar a marca em um mercado específico, reforçar diferenciais de serviço ou aumentar as vendas. Cada um desses interesses podem ser traduzidos para objetivos de mídia específicos que vão direcionar o planejamento estratégico, o investimento, a criação da mensagem e até a escolha dos canais de mídia mais adequados para atender a marca.
Mas para escolher o objetivo ideal é preciso compreender como cada um deles pode auxiliar na construção de resultados, e o funil de marketing funciona como um bom paralelo para auxiliar nesta escolha. Confira neste artigo os diferenciais dos principais objetivos de mídia e como utilizá-los em campanhas digitais.
O conceito do funil de marketing existe desde o final do século XIX, e foi desenvolvido visando organizar e otimizar o processo de conversão de leads em clientes.
Um dos modelos mais difundidos para planejar ações de marketing e de comunicação, como campanhas publicitárias, e-mail marketing, mídias sociais e marketing de conteúdo, é o que apresenta 3 etapas:
Um ponto importante a ser analisado é que, com a evolução da internet, a jornada do consumidor vem se tornando cada vez mais complexa em vista da quantidade de canais e estímulos que recebem de diferentes pessoas e marcas.
Dessa forma, a abordagem de que a jornada é linear já não pode ser entendida como uma verdade absoluta, uma vez que um consumidor pode estar em uma etapa (por exemplo, o fundo do funil), sem necessariamente passar pelas demais.
Então como pensar na construção de campanhas de mídia?
As plataformas de mídia programática e mídia digital possuem objetivos pré-definidos que permitem que os algoritmos otimizem a distribuição dos anúncios para ambientes e usuários mais apropriados.
Além de permitirem a análise de indicadores com base em métricas específicas para cada objetivo, você pode saber mais sobre esse tema neste artigo aqui.
É importante lembrar que a tecnologia não funciona de forma mágica, e que para atingir um determinado objetivo é preciso um alinhamento entre as ações e as mensagens que precisam ser executadas para garantir a eficiência da campanha.
Confira abaixo os principais objetivos que podem ser configurados nas plataformas de mídia de acordo com o momento do consumidor:
Nessa etapa, garantir a presença de marca é essencial para que o produto ou serviço esteja exposto a novos consumidores ou se mantenha na memória dos que já compram. Os objetivos de mídia que podem ser utilizados são:
Campanhas de alcance são geralmente recomendadas para a fase inicial da jornada do consumidor. O principal objetivo é alcançar um grande número de pessoas para aumentar o conhecimento e a visibilidade da marca.
As campanhas de reconhecimento de marca ajudam a criar uma presença positiva na mente dos consumidores, estabelecendo uma base para futuras interações. Essas campanhas geralmente se concentram em contar a história da marca, destacar seus valores e diferenciar-se da concorrência.
Nesta etapa é importante apresentar os atributos da marca aos consumidores que estiverem explorando e avaliando opções de produtos e serviços online. Os objetivos de mídia que podem ser utilizados são:
Campanhas de mídia com o objetivo de tráfego são ideais para trazer a audiência para conhecer soluções, explorar benefícios e outras facilidades oferecidas pela marca. Aumentando o engajamento do público com as ações da marca.
Campanhas de mídia com o objetivo de visualização de vídeo podem ser uma ferramenta eficaz para envolver os consumidores, apresentar produtos ou serviços de uma forma mais detalhada, demonstrar benefícios e construir uma conexão emocional. Ao criar conteúdo de vídeo relevante e atraente, as empresas têm a oportunidade de influenciar as decisões dos consumidores e direcioná-los para a próxima fase da jornada.
Nesta etapa, o ideal é retroalimentar as campanhas para impactar usuários engajados em outras ações, direcionando-os à abordagem de compra. Essa é uma forma de manter a proposta de valor ainda mais explícita, e apresentar gatilhos para um que o consumidor realize uma transação. Os objetivos de mídia que podem ser utilizados são:
Agora que você já sabe como escolher o melhor objetivo, converse com um especialista da publya para saber como podemos te ajudar a alcançar o seu público no momento certo.