Considerando como a IA permite uma personalização cada vez mais precisa das mensagens, otimização das campanhas, segmentação de audiência e entrega de experiências mais relevantes para os consumidores, já estamos vivendo em uma era em que o seu uso está difundido no mercado publicitário global e local. No entanto, e considerando seu rápido avanço, a IA também traz consigo novos desafios, ao tornar mais complexa a tarefa de garantir segurança das marcas, cuidados com dados pessoais, além do novo campo de discussão ética sobre o uso dessas tecnologias.
A manipulação de dados, a criação de deep fakes e a disseminação de informações falsas são apenas alguns dos riscos que podem comprometer a reputação das empresas e a confiança dos consumidores. Diante desse cenário complexo é fundamental a definição de boas práticas para o uso da IA na publicidade digital, como passos iniciais no seu uso de forma responsável.
O Manual de Conformidade e Boas Práticas sobre Inteligência Artificial na Publicidade Digital, criado pelo IAB Brasil pretende tirar essas e outras dúvidas dos leitores, indicando caminhos para um uso ético, regular e seguro da IA por parte das empresas, apresentando tópicos como: