Já sabemos que a experiência de compra não está mais focada em apenas um canal, afinal os consumidores transitam entre lojas físicas, e-commerce, aplicativos e redes sociais, buscando a melhor oferta ou o que é mais conveniente. Neste caso, o conceito de Unified Commerce surge como uma evolução natural da omnicanalidade, oferecendo uma integração perfeita entre todos os pontos de contato do cliente, tanto online quanto offline.
Para o varejo, essa transformação é crucial para atender às expectativas e garantir uma experiência de compra mais fluida e sem fricções na jornada de compra. A pesquisa busca compreender como os consumidores estão navegando entre esses canais de compra e quais fatores influenciam suas decisões, como por exemplo, as categorias que preferem adquirir online, evidenciando a dinâmica que afeta cada categoria de produto.
Além disso, o WhatsApp se destaca como canal favorito para interação pós-compra, mostrando que a comunicação rápida e personalizada é mais do que essencial na jornada do consumidor. Esse estudo vai abordar como os consumidores avaliam suas experiências de compra, os principais motivos de satisfação e frustração, e os canais que eles mais utilizam para fazer suas compras.
DADOS DEMOGRÁFICOS
DESTAQUES
A PREFERENCIA ENTRE ONLINE X FÍSICO
EXPERIENCIA DE COMPRA
E quando falamos que toda a jornada importa, o pós-compra faz parte disso. Ao perguntarmos sobre a interação, 50% dos consumidores preferem ser abordados via WhatsApp, enquanto 22,1% por e-mail. Esse é um dado importante para manter um relacionamento com o cliente mesmo depois que a compra foi feita, reforçando que a marca se importa e permitindo todo o acompanhamento e rastreio correto do produto.
INTEGRAÇÃO ENTRE LOJA FÍSICA X ONLINE
Como esta pesquisa, percebemos que essa integração loja física x online é um assunto que ainda irá trazer muitas mudanças para o comércio, mas já é algo que traz um grande foco no cliente, mostrando que a jornada do consumidor se complementa e é responsável por fidelizar o cliente através das experiências.