Criado em 2010, o Instagram foi ganhando sua popularidade como uma plataforma de formato simples que permitia somente a publicação de imagens em proporção quadrada com uma seleção de filtros artísticos. Após ter sido comprado pela Meta em 2012, diversos recursos foram implementados à rede.
Dessa forma, o Instagram foi se desenvolvendo até se tornar a quarta maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos atualmente. Somente no Brasil, foram totalizadas cerca de 134,6 milhões de contas em janeiro de 2024.
Isso mostra a força que a rede exerce sobre a vida de pessoas e empresas, afinal, muitas marcas utilizam a plataforma para divulgar e vender seus produtos e serviços, além de fortalecer o relacionamento com os consumidores.
Pensando na relevância do Instagram no cotidiano do brasileiro, o Opinion Box realizou pelo quinto ano consecutivo a pesquisa sobre o Instagram no Brasil, entrevistando mais de 2.000 usuários para entender o impacto desta rede na vida deles. Confira a seguir os principais insights da pesquisa.
O Instagram é a rede predominante, refletindo a centralidade dessa plataforma em termos de consumo. Esse percentual elevado reflete a força do Instagram em capturar a atenção dos seus usuários.
Entender a frequência de uso e o horário em que as pessoas preferem acessar o Instagram é uma questão importante para as marcas, especialmente para profissionais de Social Media. Afinal, fazer publicações com a frequência certa e em horários estratégicos pode aumentar a visibilidade na plataforma.