Bons ventos sopram a favor da publicidade no Brasil. Segundo o estudo Cenp-Meios (Conselho Executivo das Normas-
Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país; os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 19,7 bilhões em 2021.
O investimento superou os níveis pré-pandemia – mas comparações diretas com outros levantamentos do fórum não podem ser realizadas. Isso porque o painel deste ano considerou informações de 298 agências. Em 2020, os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências, e, em 2019, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências.
O destaque do relatório do Cenp-Meios em 2021 é o expressivo crescimento do meio Internet, cuja movimentação em compra de mídia cresceu 74,2% de um ano para outro, conferindo ao Digital o maior share da história do painel: 33%. A TV Aberta, que sempre ostentou, com folga, a liderança do ranking dos meios que mais recebem investimentos de publicidade, manteve a primeira colocação com um crescimento de 21% ao valor movimentado em 2020. Porém, apesar desse crescimento, a TV Aberta aparece com o menor share já registrado desde o início do mapeamento do Cenp-Meios: 45,4%.
Em termos de faturamento, todos os meios categorizados pelo painel tiveram aumento em comparação com 2020. Essa expansão, no entanto, só foi suficiente para ampliar o share da Internet e da TV Paga. Veja o gráfico abaixo: