A compra de mídia direta em sites e portais era a forma mais utilizada pelas agências para anunciar em espaços mais acessados como a home page e a sessão de esportes, por exemplo. A compra de mídia programática surgiu para tornar as campanhas automatizadas e inteligentes, já que elas são baseadas no comportamento do consumidor possibilitando, assim, que as campanhas cheguem ao público certo, no momento certo.
Entenda a compra de mídia programática: o processo realizado é o real time bidding (RTB) no qual vários anunciantes disputam um determinado inventário do publisher por meio de um leilão em tempo real. A compra é realizada por meio de plataformas como DSPs, que utilizam os dados disponibilizados pelo DMP para alcançar o perfil de público desejado pelos anunciantes. No RTB, a mídia segmentada tem um valor maior, devido a sua maior precisão.
As vantagens da mídia programática são:
1. Os compradores decidem por quanto eles estão dispostos a pagar pelas impressões.
2. As campanhas alcançam os consumidores de acordo com critérios como gênero, idade, intenção de compra, perfil de navegação, entre outros.
3. Com a segmentação do público-alvo, não há mais dispersão de anúncios em sites aleatórios.
4. Por meio de DSPs, é possível controlar o alcance dos anúncios direcionados ao público-alvo e analisar os resultados das campanhas.
5. A compra e venda de anúncios de forma direta eram caros e pouco confiáveis. Com a mídia programática, o processo é mais barato e eficiente.
Apesar de ainda estar crescendo no Brasil, 2015 é, com certeza, o ano da compra programática. Nos Estados Unidos, grandes publishers e anunciantes já aderiram a esse processo e, de acordo com dados do eMarketer, a mídia programática vai corresponder a cerca de 45% da mídia display do país nesse ano. Em 2014, foram gerados em torno de $10 bilhões.
Como os consumidores estão cada vez mais presentes na internet, os anunciantes estão apostando em maneiras de chegar até eles da forma mais eficaz possível e, sem dúvidas, fazer campanhas automatizadas irá trazer um retorno maior.
FONTE: Navegg