As DSPs (Demand Side Plataform) são as plataformas responsáveis pela automatização das transações de compra de mídia no ambiente digital. É por meio dessas tecnologias que é possível ter acesso aos mais variados formatos de publicidade, como Display, Vídeo, Áudio, DOOH, entre outros, além de recursos para otimizar a compra de mídia.
A integração de algoritmos de machine learning e inteligência artificial (Ai), por exemplo, permitem o aprimoramento das estratégias de mídia com base no reconhecimento de padrões.
O que viabiliza a predição dos resultados de compra de mídia com base no comportamento dos usuários, recomendações de otimização para a compra de mídia, e também facilita a tomada de decisões em tempo real no que diz a respeito a entrega, compra e análise das campanhas veiculadas no ambiente digital.
As 3 principais plataformas do mercado são Display & Vídeo 360 (DV360), Xandr e Gama, plataforma da Globo criada em conjunto com a Xandr:
A DV360 é uma DSP desenvolvida pelo Google, que oferece aos anunciantes e agências um conjunto de ferramentas e recursos para planejar, executar e otimizar campanhas de publicidade.
O que torna a plataforma mais robusta são as possibilidades de integração com outras ferramentas do ecossistema de mídia digital. Confira alguns de seus diferenciais:
Uma das principais vantagens da DSP da Xandr é a sua capacidade de negociar inventários de forma mais vantajosa em termos de preço. Além disso, ela se destaca por ser altamente flexível, permitindo uma ampla personalização de estratégias de lances, criativos, testes A/B, entre outros ajustes de campanha.
Diferentemente da DV360, a DSP Xandr não disponibiliza dados da própria plataforma para a integração nas campanhas, mas permite a integração de dados de terceiros dos principais provedores de dados do mercado, como Tail, Serasa, Nielsen, BlueKai, Lotame, Factual, etc. Também permite utilizar dados do próprio anunciante, que otimiza e direciona ainda mais as campanhas.
Assim como as outras DSPs, conta com os formatos tradicionais de publicidade online: Display, Vídeo, Áudio, DOOH, entre outros.
Na prática, a Gama oferece os mesmos recursos e benefícios da Xandr, uma vez que foi desenvolvida em uma parceria entre as duas empresas. O diferencial está nas possibilidades de formato para a veiculação das campanhas, além do acesso à audiência das plataformas Globo.
A Gama coloca à disposição um inventário de dados do público que consome conteúdos das plataformas Globo, disponibilizando opções de segmentação que incluem comportamento, interesses de consumo, informações demográficas e filtros contextuais com base em semântica, como palavras-chave e personalização conforme o perfil do consumidor. Por exemplo, o anunciante consegue ter acesso ao perfil e comportamento da audiência do Big Brother Brasil 2022.
Além de contar os formatos tradicionais da programática (Display, Vídeo, Áudio, Native Ads, entre outros), também é possível ter acesso a formatos exclusivos, por exemplo, os anúncios veiculados na Globoplay.
Cada uma dessas DSPs tem suas particularidades e a escolha entre elas dependerá das necessidades específicas de cada campanha e estratégia de publicidade digital. Na Publya, essa escolha é feita com base na campanha elaborada para o anunciante. Quer saber mais sobre o assunto? Converse com um especialista da Publya.