A Brazo Midia esteve presente no Web Summit Lisboa, que teve como tema “Onde o futuro vai nascer”. Como sempre, foi um evento grandioso, e que destacou como temas principais a Inteligência Artificial, Sustentabilidade e Regulação Tecnológica. E exatamente por ser um evento grandioso, ele exigiu planejamento e uma certa disciplina dos participantes para eleger e conseguir assistir aos temas de maior interesse pessoal, participar de meetups interessantes, conhecer novas tecnologias, realizar, talvez, algumas experiências criativas e imersivas além da oportunidade de fazer, é claro, muito networking e novas conexões.
Já na abertura do evento o CEO do Web Summit, Paddy Crosgave, elogiou o tamanho da delegação brasileira, que foi a maior estrangeira presente no evento. O Brasil participou desta edição com mais de 500 startups, que trouxeram soluções inovadoras principalmente nas áreas de fintechs, heahltechs e agritechs. Acredito que para muitas das startups brasileiras, o Web Summit foi certamente uma oportunidade única para ampliar conexões globais e acessar novos mercados internacionais.
O tema da Inteligência artificial foi o mais explorado do Web Summit, ocupando espaço de protagonismo em diferentes setores do mercado. A necessidade de regulamentação surge como um ponto fundamental e requer atenção em meio a tantas inovações, conforme alertado por muitos painelistas no evento. Um dos momentos mais impactantes do evento foi conduzida por Max Tegmark, físico e pesquisador do MIT, destacando os riscos de uma IA generativa fora de controle, sem governança global de dados, como um “gênio na garrafa”, que pode escapar do controle humano se deixado ao acaso.
Assistimos Claire Darley, Vice-Presidente Sênior de iniciativas estratégicas da Adobe, e Andy Lambert, líder de produto da Adobe Express, que destacaram o quanto a criatividade é e será importante em um mundo de GenAI. Os executivos enfatizaram o papel da IA generativa como capaz de impulsionar de forma positiva e exponencial a criatividade humana. Aqui se pode incluir a experiência de criação personalizada com a novo app da Adobe Express no estande que, apesar da fila, valeu cada instante de experiência.
Uma das palestras fora do mainstream do evento, que achei instigante, foi a do brasileiro Fred Gelli, CEO da Tátil Design, realizada dentro do painel “Mistakes matter: reviving intuiton in the age of efficiency”. A palestra discorreu sobre a importância vital da intuição em um mundo de tomadas de decisões algorítmicas, destacando também que a aceitação dos erros é uma peça chave para a evolução pessoal. Ainda na abertura do evento, Pharrell Williams propôs uma reflexão interessante: como encontrar um trabalho tão gratificante ao ponto de se perseverar mesmo sem remuneração – desde que os custos de vida sejam cobertos. Pharrell acredita que para alcançar o sucesso é necessário uma “colherada de ilusão” para se manter o foco nos objetivos e poder visualizar, sentir e experimentar o que se deseja realizar.
Enfim, o Web Summit Lisboa foi uma oportunidade única para os participantes se manterem por dentro de muito do que está rolando no mundo da tecnologia. E é dessa maneira que podemos compartilhar com nossos clientes e parceiros todas essas grandes transformações e trazer inspiração para transformar novas ideias e conexões em ação.